Blog Hospital Prontocord |Quais perguntas devo fazer ao médico antes da cirurgia?
Quais perguntas devo fazer ao médico antes da cirurgia?

Quais perguntas devo fazer ao médico antes da cirurgia?

09/04/2015


Quando vamos fazer uma cirurgia (seja ela qual for) sempre aparecem inúmeras dúvidas que queremos que sejam esclarecidas. Isso é muito importante, pois ajuda o paciente a se sentir mais seguro no procedimento. Porém, temos que questionar perguntas certeiras para realizar a operação com tranquilidade.

Por isso vamos ajudá-los com algumas perguntas que você deve perguntar ao seu médico:
Como é feita a cirurgia?
“Cabe ao médico explicar exatamente sobre o procedimento a ser realizado, salvo em casos de emergências onde essa possibilidade inexiste”, diz Luiz Tizatto, cirurgião da Unit Care, empresa especializada em telemedicina e homecare. Aproveite para perguntar, por exemplo, qual o tipo de anestesia que será usada em você.

Como serei beneficiado?
Sempre que um procedimento cirúrgico é indicado ele deve ser baseado em critérios técnicos, por isso, “peça para seu médico explicar de forma clara os motivos que optou por essa decisão e mostrar os benefícios que esse tipo de intervenção pode causar”, orienta Tizzato. Assim você bota na balança se você realmente quer fazer isso.

Há algum preparo a ser feito?
Cada tipo de cirurgia indicará um preparo específico antes da internação. É muito importante esclarecer quais as indicações médicas e cumpri-las, como as restrições físicas, alimentares, medicamentos e exames laboratoriais pré-operatórios.

Quais são os custos que terei?
Os valores dependem se o paciente tem plano de saúde, se é particular ou se está operando pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os custos devem ser explicados pelo médico, pois existem tanto os custos diretos (referentes ao procedimento cirúrgico), quanto os custos indiretos (como o afastamento do trabalho e a limitação da rotina diária no pós-operatório).

Como proceder para marcar a intervenção? Aproveite este momento para discutir a melhor data, horário e local. Geralmente as cirurgias são feitas quando se está mais tranquilo numa determinada época, seja por causa de férias, ou seja, por outro motivo. Também é o momento de saber como será o auxílio para as burocracias de planos assistenciais e hospitais.

Existem riscos ou possíveis complicações posteriores?
Não existe procedimento cirúrgico sem riscos, toda e qualquer cirurgia implica em um risco, sendo esse de intensidade variável de acordo com cada tipo de intervenção e paciente. O risco deve ser claramente explicado pelo médico. “Essa é talvez a mais importante pergunta a ser feita, o paciente deve colocar os riscos e benefícios em uma balança para que a decisão seja tomada de forma responsável e em conjunto”, afirma Correia.

Depois de todas essas perguntas você com certeza se sentirá mais seguro para fazer o procedimento. Na Prontocord a Cirurgia Geral acontece em vários segmentos do ramo cirúrgico, compreendendo, principalmente, as cirurgias abdominais, videolaparoscópica e do trauma. Ocupa-se do tratamento e diagnóstico cirúrgico de enfermidades, seja em situações de emergência ou de caráter eletivo.

Faça sua cirurgia conosco. Agende sua consulta!

Fonte: http://goo.gl/SGP2hv


LER MAIS
Enurese noturna. Tem cura doutor?

Enurese noturna. Tem cura doutor?

Em crianças até os cinco ou sete anos é comum ter episódios de enurese noturna. Se a partir dos 7 anos, se a criança apresentar enurese noturna,...

LER MAIS